9.8.13

Nutella.



Olá, sabe qual é o tema de hoje? NUTELLA. Sim, todo mundo ama Nutella, e por que não falar de Nutella? Além de postar a receita, vou falar um pouco da história e algumas curiosidades (muito legais) sobre a Nutella.
Nutella é nada mais, nada menos que um creme de avelã com cacau e leite, que o pessoal adora comer e tirar foto. A Nutella começou a ser comercializada e logo surgiram produtos similiares, mas a receita original foi de Pietro Ferrero, fundador da empresa Italiana Ferrero.

Sou aquele tipo de pessoa que adora ficar pesquisando/lendo/procurando curiosidades, sabe, e acabei achando oito curiosidades da Nutella HAHAH

1. Existe o Dia Mundial da Nutella

Em 2007, dois blogueiros italianos resolveram mostrar seu amor pelo creme de avelã de uma maneira diferente. Para isso, eles estabeleceram o dia 5 de fevereiro como o Dia Mundial da Nutella (Nutella Day). Nessa data, o objetivo é comer Nutella, compartilhar receitas com o produto, ver fotos pratos feito com ele e celebrar tudo o mais que estiver relacionado ao doce.

2. Nutella é o verdadeiro café dos campeões

De acordo com o registro do Guinness, a empresa realizou um café da manhã que aconteceu em 2005, na Alemanha, para marcar o 40º aniversário da Nutella. O evento bateu o recorde de Maior Café da Manhã — ao todo, 27.854 pessoas se reuniram para compartilhar a refeição que contava com pães, suco de laranja e Nutella, é claro.

3. Nutella é um sucesso de vendas

Segundo o portal Mental Floss, um pote de Nutella é vendido a cada 2,5 segundos ao redor mundo. Já o United States Census Bureau, órgão responsável pela contagem da população americana, registra que um bebê nasce a cada 8 segundos. Basta fazer as contas.

4. Nutella ao redor do mundo

Esse título não é só porque o creme de avelã é um sucesso de vendas e pode ser encontrado em 75 países. O fato é que a quantidade de Nutella vendida em um ano é suficiente para cobrir mais de mil estádios de futebol.

5. Todo mundo ama Nutella

Em 2009, a fanpage da Nutella no Facebook reunia mais de 2 milhões de fãs, o que lhe garantia o 3º lugar das páginas mais curtidas na rede social. A fanpage perdia apenas para a Coca-Cola e o Barack Obama. O perfil não está mais no topo do Facebook, mas atualmente soma mais de 17 milhões de fãs.

6. Napoleão e Hitler foram os responsáveis por viciar o mundo em Nutella

Em 1806, Napoleão tentou barrar o comércio britânico como uma maneira de vencer a guerra. O resultado disso foi que o bloqueio continental fez com que o preço do chocolate aumentasse absurdamente. Dessa maneira, os confeiteiros italianos da região de Turim começaram a adicionar avelãs picadas ao chocolate para que ele rendesse o máximo possível. Essa mistura ganhou o nome de “gianduia”.
Um século depois, o chocolate voltou a ser um produto muito caro e escasso na Europa por conta da Segunda Guerra Mundial. Então, um confeiteiro italiano chamado Pietro Ferrero recorreu mais uma vez às avelãs para, em 1946, criar a “Pasta Gianduja” que seria rebatizada de “Nutella” em 1964.

7. A origem do nome da Nutella

A gianduia – que foi a pasta que deu origem à Nutella – tem seu nome inspirado em um personagem da Commedia Dell’Arte, um movimento teatral tipicamente italiano. Segundo a tradição, Gianduja era um personagem piemontês sempre sorridente, que andava pela cidade carregando uma “duja”, que no dialeto piemontês significa “pote”. A principal função da duja era armazenar vinho, mas existem aqueles que acreditam que o pote também tenha sido utilizado para guardar o creme de avelã. A ilustração do personagem Gianduja chegou a aparecer nos primeiros anúncios de Nutella.

8. Nutella e a curiosa degustação
Em pouco tempo, o produto se tornou tão popular na Itália que os comerciantes começaram a oferecer degustações de Nutella a qualquer criança que aparecesse com um pedaço de pão. A ação ficou conhecida como “A Degustação” e foi uma estratégia de marketing de sucesso. Nem é preciso dizer que todos ficaram viciados no delicioso creme de avelã.



Receita de Rocambole recheado de Nutella.

Massa:

2 xícaras de chá de açúcar
2 xícaras de chá de margarina (ou manteiga)
2 xícaras de chá de farinha de trigo
5 ovos

Recheio: Nutella

Modo de preparo

Na batedeira bata a manteiga com o açúcar ate obter um creme bem fofo.
Desligue a batedeira. Junte os ovos um a um, batendo à mão.
Adicione a farinha peneirada, toda de uma vez, mexendo sempre.
Unte com margarina e enfarinhe 2 assadeiras pequenas.
Divida a massa nas 2 assadeiras e leve ao forno 200º sem deixar dourar.
A massa fica clarinha.
Desenforme 1 massa sobre um pano de prato polvilhado com açúcar.
Espalhe nutella em toda a massa. Enrole como rocambole e reserve.
Desenforme a outra massa sobre outro pano de prato polvilhado com açúcar. Espalhe Nutella sobre a massa. Coloque o 1º rocambole sobre a 2º massa e enrole tudo junte com a ajuda do pano. Deixe bem apertado com o pano ate esfriar. Polvilhe com açúcar de confeiteiro.

PS: Você pode colocar em cima, granulado, paçoca, o que for!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

Template by BloggerCandy.com | Header Image by Freepik