10.2.14

Wish List Literária - Parte 2


Entre haikais e canções, poemas concretos e líricos, Toda poesia percorre, pela primeira vez, a trajetória poética completa do autor curitibano e revela por que Paulo Leminski é um dos poetas brasileiros mais lidos das últimas décadas. Paulo Leminski foi corajoso o bastante para se equilibrar entre duas enormes onstruções que rivalizavam na década de 1970, quando publicava seus primeiros versos: a poesia concreta, de feição mais erudita e superinformada, e a lírica que florescia entre os jovens de vinte e poucos anos da chamada “geração mimeógrafo.
 1- Eu adoro poesia, mesmo não conhecendo tanto assim e não entendendo muitas vezes. Eu acho lindo a forma que os poemas se desenvolvem, e as poesias do Leminski, tem um toque peculiar, com uma pegada de humor e alguns trocadilhos, tornando-a ainda mais encantadora. Estou louca por esse tempo há tempos já, mas sempre tenho alguma listinha para ler e acabo não comprando, mas alguns amigos meu leram e falaram que choram, riram, e eu fiquei com super vontade de ler. Quero muito!



Em "Apaixonada por palavras", lançamento da Editora Gutenberg, em que a protagonista não é Fani ou Priscila. Desta vez, é Paula Pimenta por Paula Pimenta. Narrado em primeira pessoa, o livro reúne 55 crônicas escritas entre 2000 e 2009, que descrevem suas experiências, sentimentos e reflexões. Com a mesma eloquência e fluidez que caracterizam seus romances, Paula Pimenta revela aqui a si própria, com relatos, comentários e ideias de forma clara e envolvente. Como a própria autora descreve: "É rara a ocasião em que não estou com um livro por perto, e mais raro ainda é o momento em que eu não estou com um bloco e uma caneta. Sempre anotando, pensando por escrito". Abordando temas como amor, ciúmes, amizade, esportes, cidadania, e muitos outros, a nova obra da escritora vai certamente agradar a todos que já conhecem a força narrativa e expressiva de Paula Pimenta
2- Desde de que eu li a série "Minha vida fora de série" da Paula Pimenta, eu me apaixonei pela a escrita da Paula. A forma que ela consegue pegar uma história simples e transformar em uma história totalmente tocante e apaixonante, é incrível. Quero ler também a série "Fazendo meu filme" que também é dela. Eu não gostei muita da capa (gosto de livros de capas bonitas) mas o conteúdo vale a pena, porque eu já li alguns trechos e já fiquei meio apaixonada.


Bruna Vieira está cada vez mais longe dos quinze, e sabe que crescer nunca é tão simples. Considerada uma das blogueiras mais influentes do mundo, mais uma vez ela dá vazão ao seu talento como escritora com este seu novo livro de crônicas e pensamentos, em que mostra o quanto amadurecer e conquistar a independência é maravilhoso, mas tem seus desafios e poréns. A garota do interior que usa batom vermelho e que realizou seus maiores sonhos continua inspirando adolescentes de todo o país. Para ela, as páginas deste livro significam o bater de asas das borboletas que colecionou dentro do peito por algum tempo e que agora, finalmente, pode deixar que voem livres por aí. 
3- Todo mundo me conhece sabe que a m o a Bruna Vieira, né? hahahaha. Eu devorei os dois livros dela em dois dias, mas sempre acabo relendo. A escrita da Bruna me trás paz, é como se fosse conversar com uma amiga. Me sinto compreendida e vejo que as minhas decepções não são tão únicas assim. Alguém já chorou por isso antes e deu a volta por cima. É inspirador. Necessito!


Você não precisa ser um gênio, só precisa ser você mesmo. Essa é a mensagem de Austin Kleon, um jovem artista convicto de que a criatividade está em toda parte e é para todos. Baseado em uma palestra feita pelo autor na Universidade do Estado de Nova York que em pouco tempo se viralizou na internet, Roube como um artista é um manifesto ilustrado sobre como ser criativo na era digital. Nada é original, portanto entregue-se à influência. Eduque-se através do trabalho dos outros. Siga seus interesses para onde quer que eles possam levá-lo - o que hoje parece um hobby pode ser transformar no trabalho de sua vida. E esqueça o velho clichê de escrever sobre o que você conhece: escreva o livro que você quer ler, faça o filme que deseje assistir. Por fim, mantenha-se antenado, fique longe das dívidas e aceite o risco de ser chato em seu dia a dia, garantindo assim o espaço necessário para a ousadia, o improviso, a imaginação. A partir de princípios práticos e inspiradores, Roube como um artista coloca os leitores em contato direto com seu lado artístico.
4- Eu vi em alguns lugares que isso é um livro de auto-ajuda, outros disseram que não é. De qualquer forma, eu quero ler. Não tenho problemas com livros de auto-ajuda, já li alguns e são bem interessantes. Mas aparentemente, não é um, porque o objetivo mesmo é explorar a criatividade. Só essa sinopse me encantou, gosto de sempre acrescentar alguma coisa a mais em mim, expandir meus horizontes ou algo assim. Só essa sinopse me conquistou. Quero agora! hahaha. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

Template by BloggerCandy.com | Header Image by Freepik