19.12.13

Resenha: A Seleção.



Sinopse

"Para trinta e cinco garotas, A Seleção é a chance de uma vida. É a oportunidade de ser alçada a um mundo de vestidos deslumbrantes e joias valiosas. De morar em um palácio, conquistar o coração do belo príncipe Maxon e um dia ser a rainha. Para America Singer, no entanto, estar entre as selecionadas é um pesadelo. Significa deixar para trás o rapaz que ama, abandonar sua família e seu lar para entrar em uma disputa ferrenha por uma coroa que ela não quer e viver em um palácio sob a ameaça constante de ataques rebeldes."

Resenha

Então né? O livro já começou lindo pela capa.



Não sei se vocês sabem, mas eu tenho um fraco por histórias de princesas. A prova disso é que um dos meus livros/filmes favoritos é O Diário da Princesa (todo mundo ri disso); Por isso, eu fiquei aflita por ler essa Trilogia, que é A Seleção, A Elite e A Um (Creio que seja A Um porque o título em inglês é The One).



O livro é em primeira pessoa, do ponto de vista da America Singer, que é da casta cinco e trabalha como cantora para ajudar a família. A história se passa em um futuro alternativo (amo), em um país chamado illéa: uma monarquia em que a sociedade é divida em castas. America é selecionada para A Seleção para disputar o título de rainha e casar com o Maxon (Já aviso: é impossivel não se apaixonar pelo Maxon também awwwn), mas o que ninguém sabe é que ela tem namoro escondido com o Aspen, que é um garoto da casca seis, ou seja, inferior a ela, e a família quer que ela "progrida" e não "regrida", por isso, ela mantém um namoro em segredo.
Desde do ínício do livro é meio chocante, porque retrata a vida das outras pessoas das castas inferioes e é horrível! O Aspen, por exemplo, ele é o único homem de sua casa, ele trabalha muito para sustentar sua mãe e suas irmãs e muitas vezes precisa passar fome por isso.

Quando a America é escolhida, ela se chateia, obviamente, porque isso se significa ficar longe do seu amado Aspen. Já dentro do castelo, America faz amizade Marlee Tames, que de certa forma é concorrente dela, mas logo elas viram melhores amigas. Tem mais 33 garotas concorrendo junto com as duas, mas a que odeio em especial é a Celeste Newsome, uma modelo arrogante que quer vencer a qualquer custo e pega no pé da America, porque lá o príncipe precisa ser igual com todas, ser carinhoso, simpatico, tratar bem, mas ele faz isso de um jeito especial com a America e isso provoca o ciume na Celeste. (RÁ!)



Como eu disse, é um país com sistema de castas, vou colocar as castas aqui:

Casta 1: A nobreza.
Casta 2: Celebridades, modelos, atletas profissionais, políticos, atores e oficiais.
Casta 3: A elite, educadores, filósofos, inventores, escritores, cientistas, médicos, veterinários, dentistas, arquitetos, bibliotecários, engenheiros, psicólogos, cineastas, produtores musicais, advogados.
Casta 4: Fazendeiros, joalheiros, corretores de imóveis e de seguros, chefes de cozinha, mestres de obras, proprietários e donos de restaurantes, lojas e hotéis.
Casta 5: Artistas, músicos e dançarinos.
Casta 6: Secretários, serventes, governantas, costureiras, balconistas, cozinheiros, motoristas.
Casta 7: Jardineiros, pedreiros, lavradores, pessoas que limpam calhas e piscinas, e quase todos os trabalhadores braçais.
Casta 8: Pessoas com deficiência (especialmente quando desamparadas), viciados, fugitivos, sem-tetos.



É um livro simples, mas eu não consegui largar antes de terminar. Teve momentos que eu senti tanta raiva da America, do Maxon, da Celeste, de todo mundo! Mas, teve momentos que eu fiquei triste junto com eles. Outros, nos momentos ownnnn, eu fiquei rindo igual uma boba. Cheguei a chorar, até.

Eu queria contar bem mais, mas acabaria dando spolier. Eu já fiz a resenha do próximo livro que é a A Elite, irei postar logo logo. Super recomendo esse livro, viu? Recomendei para uma amiga e ela se apaixonou pelo Maxon também. Recomendo para quem gosta de romances água-com-açúcar!


Alguém aqui já leu? Gostaram? Me contem nos comentários e no próximo post, farei a resenha do segundo livro!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

Template by BloggerCandy.com | Header Image by Freepik