13.7.14

Resenha: A estréia de Fani.


Sinopse: Fazendo meu filme é um livro encantador, daqueles que lemos compulsivamente e, quando terminamos, sentimos saudade. Não há como não se envolver com Fani, suas descobertas e seus anseios, típicos da adolescência. Uma história bem-humorada e divertida que conquista o leitor a cada página.
Seja a relação com a família, consigo mesma e com o mundo; seja a convivência com as amigas, na escola e nas festas; seja a relação com seu melhor amigo e confidente. Tudo muda na vida de Estefânia quando surge a oportunidade de fazer um intercâmbio e morar um ano em outro país. As reveladoras conversas por telefone ou MSN e os constantes bilhetinhos durante a aula passam a ter outro assunto: a viagem que se aproxima. 
É sobre isto que trata este livro: o fascinante universo de uma menina cheia de expectativas, que vive a dúvida entre continuar sua rotina, com seus amigos, familiares, estudos e seu inesperado novo amor, ou se aventurar em outro país e mergulhar num mundo cheio de novas possibilidades. As melhores cenas da vida de Fani podem ainda estar por vir.

Autora: Paula Pimenta.
Editora: Autêntica.
Páginas: 336.


A primeira que eu ouvi falar da Paula Pimenta foi na Bienal, na fila de autógrafos da Bruna. As meninas comentavam que queriam tanto ir no dia da Bruna tanto no da Paula. Mas eu estava tão absorta em ver a Bruna que não dei tanta ideia.
Eu tenho um costume de entrar no submarino, mesmo que eu não compre nada, é sempre bom ver as promoções dos livros, né? Não me julguem.  Foi quando eu vi que o box de Fazendo meu Filme em uma super promoção, não resisti. Foi no começo da copa e eu achei que nem fosse chegar, mas chegou. Assim que eu abri o pacote me apaixonei.
Além de ter capas lindas, o livro é bem interativo. Tem listas de filmes, bilhetinhos do colégio, citações... É como ler o diário de alguém. É uma história que poderia acontecer com qualquer garota do mundo e isso que a torna incrível. É simples, mas mesmo assim comovente. Você não vai terminar esses livros sem chorar. Então, vamos conhecer A estreia de Fani?

O livro conta a história de Fani, uma mineira de Belo Horizonte e tem como o hobby favorito assistir e colecionar seus DVD’s favoritos.
Há algum tempo atrás, Fani mudou de colégio a mandado de sua mãe que desejava que ela estudasse em um colégio que a preparasse pré-vestibular de direito. Só que o sonho da Fani é ser cineasta... Nesse novo colégio, Fani conheceu a Gabi e o Léo, que rapidamente se tornaram seus melhores amigos.  Sabe aquela amizade que todo mundo deseja ter? Então, é a Gabi e o Léo. E também conheceu quem ela pensava que fosse o amor de sua a vida, seu professor de biologia...
Fani tem uma rotina típica de adolescente. Escola, curso de inglês, academia, cinema...
No meio disso tudo, em um dia qualquer, sua mãe decidi que ela vai fazer um teste para um intercâmbio. Despretensiosa e pouco confiante, Fani faz a prova. E passa.
Um ano na Inglaterra em mundo completamente novo e cheio de possibilidades pode ser o sonho de muitas garotas e tudo isso tá nas mãos de Fani. Mas será que é isso que ela realmente quer?
Viajar é sempre bom, mas quando significa deixa sua vida no Brasil para embarcar em uma nova vida, com novos amigos, nova escola, novos amores... É assustador para Fani.
Ainda mais quando tudo o que ela achava que sabia, na verdade não é bem assim.
Com novas certezas e uma viagem planejada, é a introdução de uma história tão cativante, que eu não sosseguei até terminar de ler.

Quando eu terminei de ler pensei duas coisas: “POR QUE NINGUÉM ME APRESENTOU ESSE LIVRO ANTES?” e “CADÊ MEU SEGUNDO VOLUME?”.
A Paula tem uma narrativa simples e envolvente. É diferente ler uma história de uma garota brasileira. Eu sempre li os livros da Meg Cabot e conheci histórias, medos e sonhos de uma garota americana, mas ler uma história de uma garota brasileira, é completamente diferente. Acredito que seja melhor história para o público teen brasileira.
O livro tem pontos baixos, é claro, nada é perfeito nessa vida. Mas de uma maneira geral, é apaixonante. Todo garota PRECISA ler Fazendo meu filme.

Vai logo e aproveita essa promoção no submarino. ;)


2 comentários:

  1. Oi Gabi, tudo bem?
    Olha, só tenho uma coisa pra te dizer: Paula Pimenta é linda demais e FMF é demais! Sério.. eu sou apaixonada pela série!
    Acho que você vai amar os próximos livros, viu? Já aviso uma coisa: O terceiro livro é de cortar o coração <3 Haha

    Beijos,
    Gabi - http://leitoraonline.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. esse livro é mesmo um amor né?
    tive a chance de conhecer a Paula Pimenta sabado na Bienal e ela é tão fofinha ♥
    eu amo esse livro, a Paula escreve de uma maneira tão suave e gostosa que quando vemos já acabamos o livro!
    adorei a resenha
    Beijos
    http://leitoraemlondres.blogspot.com/

    ResponderExcluir

 

Template by BloggerCandy.com | Header Image by Freepik